Introdução
A história da Zippo Manufacturing Company é a história de seu pessoal. De seu fundador, George G. Blaisdell, aos muitos funcionários, clientes e colecionadores da Zippo que desempenharam um papel vital na rica história da empresa. Sua lealdade e dedicação fizeram da Zippo um dos maiores e mais reconhecidos ícones da América.
década de 1930
A linha do tempo Zippo começa no início dos anos 1930, no Bradford Country Club em Bradford, Pensilvânia. Blaisdell observou um amigo lutar desajeitadamente para usar um pesado isqueiro de fabricação austríaca. O Sr. Blaisdell observou que o isqueiro funcionava bem, mesmo com vento, devido à chaminé única, mas a aparência e o design eram utilitários e ineficientes. O isqueiro exigia o uso de duas mãos para operar e sua fina superfície de metal era facilmente amassada.
No final de 1932, o Sr. Blaisdell decidiu reconstruir o isqueiro austríaco. Ele fabricou uma pequena caixa retangular e prendeu uma tampa com uma dobradiça. Ele preservou o desenho da chaminé que protegia a chama. O resultado foi um isqueiro atraente que foi facilmente operado com uma mão. O nome “Zippo” foi criado pelo Sr. Blaisdell. Ele gostou do som da palavra “zíper”, então formou variações na palavra até se decidir por “Zippo”, que ele sentiu ter um som “moderno”.
O novo isqueiro de bolso foi vendido por $ 1,95 cada e foi apoiado pela, agora famosa, garantia vitalícia incondicional do Sr. Blaisdell - "Funciona ou nós consertamos de graça." a patente número 2032695 foi concedida em 3 de março de 1936. O primeiro isqueiro de bolso Zippo, produzido em 1933, está em exibição no Zippo/Case Museum em Bradford.
Em meados dos anos 30, a Kendall Refining Company, em Bradford, fez um pedido de 500 isqueiros Zippo. Acredita-se que esses isqueiros sejam os primeiros isqueiros anunciados pela empresa produzidos pela Zippo e são colecionáveis altamente valorizados.
década de 1940
A Segunda Guerra Mundial teve um impacto profundo em Zippo. Após a entrada dos Estados Unidos na guerra em 1941, a Zippo cessou a produção de isqueiros para os mercados consumidores e dedicou toda a produção aos militares dos Estados Unidos. Essa iniciativa resultou na produção do isqueiro Zippo, com caixa de aço e acabamento crepitante preto . O fato de milhões de militares americanos carregarem o isqueiro para a batalha foi um catalisador significativo para estabelecer a Zippo como um ícone americano em todo o mundo. O abastecimento do mercado militar resultou na produção total da fábrica e permitiu que a Zippo se tornasse financeiramente forte e a tornasse uma empresa viável.
No final da guerra em 1945, a Zippo voltou a vender isqueiros para os Estados Unidos em tempos de paz e voltou a produzir isqueiros para o mercado consumidor. Um promotor de coração, o Sr. Blaisdell queria pegar a estrada com um carro que parecia um isqueiro Zippo e em 1947 o Zippo Car nasceu.
década de 1950
Em 1º de agosto de 1950, a Zippo recebeu sua segunda patente, número 2517191. O design do isqueiro Zippo permanece basicamente o mesmo até hoje, com pequenas melhorias.
A partir de meados dos anos 50, os códigos de data foram estampados na parte inferior de cada isqueiro Zippo. O propósito original era o controle de qualidade, mas os códigos se tornaram uma ferramenta inestimável para os colecionadores.
Em 1956, a Zippo lançou o isqueiro Slim , o que foi um marco importante. Esta versão um pouco menor do isqueiro Zippo foi projetada para atrair as mulheres, mas, para sua surpresa, também atraiu os homens.
anos 1960
Na década de 1960, os frequentadores de shows começaram a levantar a chama Zippo como uma saudação aos artistas favoritos, um gesto mais tarde apelidado de “Momento Zippo”.
Em 1962, a Zippo produziu seu primeiro produto não mais leve. A fita métrica de bolso de aço, ou “régua”, como era chamada, tinha um desenho que lembrava o famoso isqueiro. Outros itens foram adicionados e excluídos da linha Zippo desde a década de 1960. Muitos foram voltados principalmente para a divisão de produtos promocionais, incluindo chaveiros, greenskeepers de golfe, conjuntos de canetas e lápis e a lanterna de bolso ZipLight.
anos 1970
O Sr. Blaisdell faleceu em 3 de outubro de 1978. Ele é lembrado não apenas por inventar o isqueiro Zippo, mas também por sua generosidade e espírito bondoso. Após sua morte, suas filhas, Harriett B. Wick e Sarah B. Dorn, herdaram o negócio.
Durante a década de 1970, a Zippo começou a se expandir para mercados estrangeiros.
década de 1980
Na década de 1980, a empresa pertencia a seis membros da família Blaisdell, incluindo as filhas do Sr. Blaisdell e seus filhos.
década de 1990
Em 1993, a Zippo adquiriu a WR Case & Sons Cutlery Company . A rica herança da Case começou quando ela foi fundada em 1889. A empresa mudou-se para Bradford em 1905. Os fabricantes da Case fabricam facas artesanais premium, incluindo canivetes dobráveis tradicionais e canivetes esportivos de lâmina fixa até edições limitadas comemorativas e colecionáveis.
O Zippo/Case Museum foi inaugurado em julho de 1997. A instalação de 15.000 pés quadrados inclui uma loja e um museu. É também o lar da mundialmente famosa Zippo Repair Clinic , onde os visitantes podem assistir ao processo de reparo.
anos 2000
No outono de 2002, a Zippo obteve o registro de marca para o formato do isqueiro Zippo. Este foi um marco importante para ajudar a proteger a marca contra falsificadores.
Também no início dos anos 2000, a Zippo lançou o primeiro Zippo MPL® , isqueiro multifuncional, um isqueiro recarregável de estilo utilitário.
anos 2010
Em fevereiro de 2010, a Zippo adquiriu a marca de isqueiros Ronson e a marca de combustível Ronsonol.
Em 2010, a empresa lançou um aquecedor de mãos todo em metal, lançando os produtos Zippo Outdoor . O aquecedor de mãos usa fluido de isqueiro premium Zippo e fornece uma fonte constante de calor por mais tempo do que qualquer outro produto no mercado.
A expansão contínua da Zippo em mercados externos, particularmente Índia e China, bem como fortes vendas domésticas levaram a aumentos recordes de vendas em 2011 e 2012.
Em 2011, a seleção de produtos Zippo Outdoor foi expandida para incluir um kit inicial de incêndio de emergência e um isqueiro utilitário de pescoço flexível.
Em 2012, durante seu 80º aniversário, a produção da Zippo ultrapassou o marco de 500 milhões de isqueiros.
Também em 2012, o Zippo/Case Museum foi remodelado para melhor refletir a marca Zippo. O design moderno apresenta uma combinação de texturas ricas e robustas, como couro e tijolo, e uma mistura de arte vintage e fotografia de estilo de vida.
Em 2013, a Zippo lançou uma linha robusta de equipamentos de camping e acessórios para incêndio da marca Zippo .
HOJE
Hoje, George B. Duke, neto do Sr. Blaisdell, é o único proprietário e presidente do conselho da Zippo. Mark Paup é o presidente e CEO da empresa.
A diversificada linha de produtos da Zippo continua a crescer e agora inclui acessórios para isqueiros , isqueiros multifuncionais de butano, fragrâncias masculinas e femininas, acessórios de estilo de vida, óculos e produtos para entusiastas do ar livre.
Existem muitos colecionadores de Zippo em todo o mundo. Seu fervor e dedicação à marca são incomparáveis. Para aprimorar a experiência de colecionar, os clubes de colecionadores da Zippo em todo o mundo realizam encontros e outros eventos ao longo do ano.
Empresas em todo o mundo continuam a usar os isqueiros Zippo como uma ferramenta de publicidade e promoção. Esses isqueiros “anunciantes” continuam entre os favoritos dos colecionadores.
Talvez uma das maiores influências no colecionismo sejam os laços de Zippo com a cultura popular, Hollywood , Broadway e a indústria da música . O isqueiro Zippo apareceu em mais de 2.000 filmes, peças teatrais e programas de televisão ao longo dos anos. Os isqueiros Zippo “estrelaram” produções tão diversas como “I Love Lucy”, “The X-Men” e “Hairspray – the Musical”. Freqüentemente, o isqueiro é um acessório chave, usado como um dispositivo para mover o enredo adiante ou para refletir a personalidade de um personagem ou período de tempo que está sendo retratado. O famoso som de “clique” do Zippo foi sampleado em músicas, e os próprios isqueiros foram apresentados em capas de álbuns, tatuados na pele de roqueiros e usados em sessões de fotos da Rolling Stone.
Em um mundo onde a maioria dos produtos são simplesmente descartáveis ou disponíveis com garantias limitadas, o isqueiro de bolso Zippo continua respaldado por sua famosa garantia vitalícia . Em mais de 90 anos, ninguém jamais gastou um centavo no reparo mecânico de um isqueiro de bolso Zippo, independentemente da idade ou condição do isqueiro. O isqueiro de bolso Zippo está enraizado na cultura americana e é um ícone global de durabilidade e confiabilidade.